segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Biblioteca Escolar - Colégio Padre Eustáquio - BH - (Retirado do site do CRB6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça a biblioteca do Colégio Padre Eustáquio, em Belo Horizonte

O Colégio Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, atende a uma média de 2.500 estudantes, distribuídos nos diferentes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e curso Pós-Médio em Técnico em Eletrônica. Sua biblioteca, com acervo de aproximadamente 34.000 exemplares, promove, no decorrer do ano letivo, atividades em parceria com os professores e com a coordenação pedagógica, cujo objetivo é possibilitar o acesso à cultura e motivar o hábito da leitura.
NOTA 1
Cleidivânia Janaina de Paula (CRB-6/1870), bibliotecária responsável pelo espaço, destaca a importância da biblioteca para o desenvolvimento dos alunos: “Vejo a biblioteca também como uma extensão da sala de aula, onde acontece a consolidação do aprendizado através de suas atividades, que complementam a dos professores”. Encontros com autores, ilustradores, feira do livro, serviço de divulgação de grandes editoras, murais temáticos e exposições de arte dos alunos garantem o acesso de todo o público a esse espaço de leitura e conhecimento.
 NOTA 1.1
Gostou? Clique aqui  e saiba mais sobre o Colégio Padre Eustáquio.
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), irá divulgar, nos próximos Boletins Eletrônicos, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Você pode indicar uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Publicado originalmente no site do CRB6.

Biblioteca Escolar - Escola SESI Hamleto Magnavacca - (Retirado do site do CRB6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Boas práticas na Escola SESI Hamleto Magnavacca

A biblioteca, nos tempos atuais, já não é mais a mesma. Trocou o seu obrigatório “silêncio” por um espaço onde as pessoas discutem ideias, trocam opiniões, conversam, se instruem, leem livros, jornais e revistas e acessam a internet. Ou seja, tornou-se em um instrumento de socialização da cultura, do lazer e da informação. Sendo assim, a biblioteca da Escola SESI Hamleto Magnavacca não se limita ao seu espaço físico. Ela amplia sua função, indo ao encontro do usuário. Confira abaixo algumas das várias atividades culturais que o espaço promove:
Bibliotur – Conhecendo a biblioteca da sua escola: Essa atividade é realizada no começo do ano letivo. Tem por objetivo divulgar a biblioteca, orientar seus usuários, disseminar o acervo e os serviços prestados e incentivar o gosto pela leitura. Isso é feito através de diferentes dinâmicas tornando o momento mais divertido e interessante para o aluno.
Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril): Nesta data, temos atividades como contação de histórias, teatro e várias brincadeiras e concursos relacionados a algum tema importante. Toda a escola participa, desde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I aos alunos do 3º ano do Ensino Médio.
Dia do Folclore: O objetivo deste trabalho é levar as crianças a conhecerem um pouco do folclore brasileiro, visando desenvolver a imaginação e a agilidade mental e corporal dos alunos, bem como o interesse pela leitura. Há também a preocupação em mostrar às crianças a importância dessas manifestações populares, as quais fazem parte de uma tradição que preserva a memória dos nossos antepassados.
NOTA 1
Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: Nesta semana realizamos todo tipo de atividade, tornando-a uma miscelânea cultural. Baseado em algum tema ao autor, todos da escola participam: alunos, professores, e funcionários. Teatros criados e encenados pelos alunos, exposições de trabalhos de várias disciplinas, sarau de poesias, contações de histórias, bate-papo com autores e lançamento de livros escritos pelos alunos são algumas das atividades realizadas nessa semana.
Festival de Talentos: Este festival, instituído desde 2009, tem por objetivo estimular e prestigiar os alunos, valorizando-os naquilo que sabem fazer de melhor, seja no canto, na dança ou na interpretação.
Dona Leiturina: Esta é uma personagem criada pela bibliotecária Rejane Nascimento (CRB-6/1818). Em suas experiências e andanças por outras bibliotecas, percebeu o quanto as crianças gostavam de ouvir histórias, sendo ela mesma contadora de algumas. Daí veio a ideia de criar uma personagem que levasse até a criança um momento lúdico, de encantamento e interesse pelo livro. Foi então que apareceu a Dona Leiturina, uma bibliotecária que adora o que faz. Para onde vai, carrega sua mala e nela, leva o mundo das aventuras literárias. Dona Leiturina ficou tão famosa que até uma poesia ganhou:
A MALA DE LEITURA
MINHA MALA DE LEITURA
É UMA GRANDE AVENTURA.
TEM HISTÓRIAS DIVERTIDAS,
DO PASSADO E DO PRESENTE,
DE BICHO E DE GENTE!
ESTA MALA É UMA VIAGEM,
QUE NÃO PRECISA DE BAGAGEM,
A PASSAGEM?
SUA ALEGRIA E BOM HUMOR,
UM TANTINHO DE CORAGEM,
MUITA CURIOSIDADE,
PARA DESCER ONDE FOR
Ornélia Goeching (2002)
 Todas essas atividades acontecem porque são realizadas em conjunto com os professores, coordenação pedagógica e gerência, uma parceria que alinha cultura e educação. Sendo assim, a Escola SESI Hamleto Magnavacca é um espaço de transformação do cidadão em seu aspecto sociocultural, e a biblioteca, através dessas atividades, desempenha um papel fundamental nessa interação.
NOTA 1.1
Escola SESI Hamleto Magnavacca
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), desde o dia 02 de outubro, está divulgando no Boletim Eletrônico, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Publicado originalmente no site do CRB 6.

Biblioteca Escolar - Colégio São Francisco Xavier- Ipatinga- MG (Retirado do site do CRB6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça alguns dos projetos da biblioteca do Colégio São Francisco Xavier, em Ipatinga  

A biblioteca escolar dessa semana é a José Amilar da Silveira, do Colégio São Francisco Xavier (CSFX), em Ipatinga (MG). O espaço é coordenado por Paulo Vítor Oliveira (CRB-6/2551), bacharel em biblioteconomia pelo Centro Universitário de Formiga (UNIFOR-MG). O espaço do CSFX tem por finalidade prestar serviços de informação e documentação à comunidade interna e externa do Colégio, além de promover alguns projetos de incentivo à leitura. Confira:
Sarau Literário
O Sarau Literário proporciona momentos de prazer e alegria aos alunos e à toda comunidade do CSFX, por meio da leitura de contos, causos, crônicas e lendas folclóricas. Música, dança e teatro são algumas manifestações artísticas que a atividade procura estimular na comunidade escolar, atraindo-os para a biblioteca. Outra intenção do Sarau é aprimorar a capacidade linguística e a produção de textos, valorizando e fortalecendo a relação interpessoal e o respeito.
NOTA 1.1 (Small)
Feira de Troca de Livros
A Biblioteca José Amilar da Silveira se empenha em realizar uma programação diferenciada para atrair seu público. Nesse sentido, foi criada a 1ª Feira de Troca de Livros, cuja ideia é criar uma oportunidade para que os usuários possam reciclar/ampliar o seu repertório de leitura, sem nenhum custo, trocando algum título que já tenha lido, por outro de seu interesse.
 Bookcrossing CSFX
O BookCrossing é uma atividade de leitura que está sendo realizada pelo Colégio São Francisco Xavier em Ipatinga, Minas Gerais. É um movimento global no qual a ideia é deixar livros em locais públicos para que eles possam ser encontrados pelo público leitor.
O BookCrossing visa a democratização e o acesso à leitura, em um mundo tão cheio de informação e tão pouca difusão livre. Oferecer um livro guardado no armário é uma socialização de conhecimento e, além disso, contribui para o desenvolvimento do país. Quanto mais cultura, mais desenvolvimento civil, acadêmico e político do Brasil.
NOTA 1.2 (Small)

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), desde o dia 02 de outubro, está divulgando no Boletim Eletrônico, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui  a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Publicado originalmente no site do CRB6.

Biblioteca Escolar - Escola SESI emília Massanti- (Retirado do site do CRB6)


BIBLIOTECA ESCOLAR: Inovação e diversidade cultural são a marca da Biblioteca da Escola SESI Emília Massanti  

Projeto de reestruturação da biblioteca
Recentemente, a biblioteca da unidade SESI Emília Massanti, do Sistema FIEMG, ganhou uma nova cara com o projeto de reestruturação sustentável. A ideia foi criar um espaço estimulante inspirado nas tendências de conceito dos principais espaços culturais e livrarias de Belo Horizonte.
“Hoje temos um ambiente aconchegante. Os móveis antigos, antes sem uso, foram reformulados e reutilizados para novos projetos na biblioteca, como é o caso da mapoteca antiga, que hoje serve como expositor de mangás e animes na escola”, afirma Kellen Guimarães (CRB-6/ES-412), bibliotecária responsável pelo espaço. Ela ainda diz que a biblioteca pretende conceber aos frequentadores, de forma interdisciplinar e sustentável, um espaço interativo de cultura, convivência, conhecimento e literatura, onde o leitor possa usufruir e ter experiências diferenciadas no acesso às informações. que vão além das páginas dos livros.
NOTA1
NOTA 1.1
Kellen acredita que “seria pertinente que as bibliotecas focassem seu trabalho em projetos e campanhas interessantes, e que a estrutura de organização e sinalização do acervo seja adequada ao estímulo visual dos leitores, facilitando o interesse e acesso por conteúdos”.
A biblioteca investiu muito em acessórios, como expositores de mesa, estantes giratórias e móveis alternativos que visam expor livros e assuntos interessantes de uma forma diferente.
Criação do Conselho de Alunos da Biblioteca
O processo de desenho, reforma e reorganização do layout e acervo da biblioteca, foi desenvolvido junto ao recém-criado conselho de alunos do espaço, onde todos os integrantes participam ativamente das decisões e projetos da biblioteca, através de funções pré-estabelecidas. Esse foi um projeto inovador que a bibliotecária Kellen Guimarães (CRB-6) trouxe para o Sistema FIEMG, que possivelmente será implantado nas demais unidades da Rede SESI de Bibliotecas em 2015.
“Enquanto conselho, os alunos intermediam ações e demandas entre a biblioteca e salas de aula, facilitando a comunicação entre eles, consequentemente, proporcionando uma oxigenação de novas ideias no espaço. O resultado é o estímulo constante à leitura e a realização interna de produções culturais”, diz Kellen.
NOTA 1.3
A biblioteca também foi finalista do concurso Boa ideias da FIEMG, do 1º semestre 2014, com o Projeto de divulgação e acesso aos bens culturais (eruditos e populares) de Belo Horizonte e região. Foram revitalizados 10 “biombos culturais” expostos de forma permanente no Hall de entrada principal da escola para representar e divulgar todas as artes, através de peças gráficas (cartazes, panfletos, folders e outros) fornecidas pelos principais espaços e mediadores culturais. Esses espaços são mantidos e atualizados pela equipe de Comunicação e Marketing do Conselho de Alunos da Biblioteca. Além da exposição fixa, são também repassadas programações culturais para os alunos em salas de aula.
A missão é colaborar com os processos de transformação e inclusão socioeconômica e turismo, no avanço da construção e exercício da cidadania, e no autoconhecimento – a partir do momento em que o homem é levado aproximar de si mesmo no contato com as artes.
O grande interesse também é motivar a leitura através do contato e dialogo com as outras artes e fomentar a diversidade cultural.
Além dos mangás e animes, outro projeto que tem feito os indicadores de empréstimos e leituras aumentarem consideravelmente, é o investimento em acervo de sagas – literatura de ficção que referencia as épocas Greco romana e medieval, que atrai principalmente alunos do Fundamental Avançado ao Ensino Médio.  Na biblioteca, esses livros ficam expostos em local diferenciado e contam com o suporte do assessor de literatura, especialista em sagas e mangás do conselho de alunos.  Em parceria com a disciplina de literatura, o projeto tem gerado produções artísticas interessantes pelos alunos.
NOTA 1.2
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), desde o dia 02 de outubro, está divulgando no Boletim Eletrônico, relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Publicado originalmente no site do CRB 6.

Biblioteca Escolar - Colégio Santo Antônio - BH ( Retirado do site do CRB 6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Bibliotecas do Colégio Santo Antônio promovem atividades literárias e culturais

O Colégio Santo Antônio, em Belo Horizonte, possui duas bibliotecas: a Biblioteca Infantil Frei Salvador Tonino e a Biblioteca Central Mauro Vilella. A primeira atende aos professores e aos mais de 1200 alunos do Fundamental I, enquanto a segunda é destinada aos professores e alunos (mais de 1800) do Fundamental II e do Ensino Médio, com um espaço de estudo e leitura.
 A Frei Salvador Tonino é um espaço lúdico e organizado dentro das normas da biblioteconomia, com o intuito de se aproximar das crianças. “Nossas obras literárias estão selecionadas por faixa etária, respeitando a evolução do grau de leitura de cada série”, afirma Fabiana Mendonça (CRB-6/2187), bibliotecária responsável pelo espaço.
No início deste ano, foi feita uma Campanha do Silêncio para conscientizar os alunos sobre o uso da biblioteca. Essa campanha teve como objetivo lembrar os usuários da necessidade de respeitar esse espaço de uso coletivo. Vários cartazes carregavam observações sobre manter o tom de voz baixo, não lanchar e não dormir na biblioteca, manter o espaço organizado e evitar o uso de equipamentos eletrônicos e sonoros.
Além disso, foi realizada através de um concurso de fotos, no qual os alunos expressavam o seu apoio à ideia da campanha. Confira as fotos que foram vencedoras:
NOTA 1.1
NOTA 1.2
NOTA 1.3
A Biblioteca tem anualmente um evento cultural e literário no calendário escolar: A Semana Mauro Vilella, batizada para homenagear um professor de literatura querido no colégio. “A homenageada deste ano foi Santa Clara, que recebeu uma linda exposição “Irmã Lua” na biblioteca central. Os alunos do 7º e 9º anos apresentaram vários trabalhos com o tema Cartas para a humanidade”, conta Fabiana.
NOTA 1.4
NOTA 1.5
Nessa semana, vários autores como Neusa Sorrenti, Gustavo Gaivota, Fábio Sombra, Ângela Leite compareceram ao Colégio para as atividades. A Biblioteca Infantil expôs os trabalhos dos alunos do 2º ano sobre as Cartas de Santa Clara.
NOTA 1.6
NOTA 1.7
Bibliotecas Escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), através de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.
Publicado originalmente no site do CRB 6.

Biblioteca Escolar - Colégio Sagrado Coração de Maria - (Retirado do site do CRB6)


BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça a biblioteca do Colégio Sagrado Coração de Maria

A Biblioteca Mère Maria de Aquino, do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Belo Horizonte, conta com um acervo de aproximadamente 17 mil exemplares e inclui, além das obras literárias, um rico conjunto de enciclopédias e periódicos para pesquisas.
O atendimento é oferecido desde o Maternal II, com crianças a partir de dois anos, até o terceiro ano do Ensino Médio. Estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem usufruir da biblioteca.
No decorrer do ano, o espaço realiza algumas atividades para incentivar a leitura e o uso da biblioteca, como a Feira Literária, a Semana do Livro na Biblioteca, o Projeto Leitor Destaque, a Semana do Folclore, entre outros.
NOTA 1.1 (Small)
NOTA 1.2 (Small)
A Feira Literária é realizada durante três dias com atividades culturais para o incentivo à leitura, como oficinas e contação de histórias. Há também venda de livros para toda a comunidade educativa. Já a Semana do Livro consiste em uma programação para os alunos do Maternal II até o quinto ano do Ensino Fundamental. Geralmente, esse evento é realizado durante as datas comemorativas do livro, em abril.
O Projeto Leitor Destaque é uma iniciativa que visa a premiar, com livros literários, os estudantes que mais leram durante o ano. A Semana do Folclore na Biblioteca é destinada à realização de atividades que valorizam e mostram para os alunos a importância do folclore brasileiro, comemorado no dia 22 de agosto.
NOTA 1.3 (Small)
De acordo com Lívia de Barros Souza (CRB-6/2874), bibliotecária do Colégio, “a intenção é ampliar ainda mais o quadro de atividades oferecidas pela Biblioteca a partir do próximo ano”. Ela ainda enfatiza que todas as ações pensadas e executadas pela Mère Maria de Aquino são possíveis graças ao trabalho em conjunto com professores e coordenadores.
 NOTA 1.4 (Small)
Bibliotecas Escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.
Publicado originalmente no site do CRB 6.

Bibliote Escolar- Escola Estadual Madre Carmelita- (Retirado do site do CRB 6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça a biblioteca da E. E. Madre Carmelita, em BH

A biblioteca Irmã Débora Miguel, da Escola Estadual Madre Carmelita, em Belo Horizonte, atende 1879 alunos e 135 funcionários e estabelece parceria com a equipe pedagógica a fim de favorecer o desenvolvimento intelectual e social dos usuários. Os professores de português realizam atividades de interpretação com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, indicando a eles dois livros por bimestre.
NOTA 1.1
“A biblioteca escolar é um instrumento de aprendizagem permanente, que estimula a criatividade e o senso crítico dos alunos”, afirma Adília Gonçalves, professora de ensino para uso da biblioteca, responsável pelo espaço e estudante de Biblioteconomia. Ela conta que o acervo é todo informatizado e que há computadores para pesquisas, além de um leitor ótico de código de barras para as obras e cadastramento biométrico para os usuários. A catalogação é feita pelos sistemas CDD e Cutter.
NOTA 1.4
NOTA 1.5A Irmã Débora Miguel possui 8011 obras literárias. No ano de 2013, foram realizados 10.006 empréstimos e, em 2014, o número já chega a 13.298. As obras são classificadas por cores: Poesia-verde, Teatro-laranja, Referência-roxo, Literatura-vermelho, Literatura Infantil-azul, Livro de imagem-bege, Quadrinho-amarelo, Livro paradidático-vinho, Livro didático-verde claro, Literatura caixa alta-rosa, Livros projetos–azul.
Projeto Histórias em Quadrinho
O Projeto Histórias em Quadrinho, idealizado por Adília, teve início em maio de 2012. Nele, os alunos da Madre Carmelita tiveram a oportunidade de produzir tirinhas, como as da Turma da Mônica. Confira algumas fotos:
NOTA 1.2
NOTA 1.3
Bibliotecas Escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Muitos colegas podem se questionar sobre o motivo de o CRB-6 divulgar uma biblioteca onde atua uma professora de uso da biblioteca e não um(a) bibliotecário(a). Isso se deve justamente para reforçar a importância de aprovação do Projeto de Lei 5591 2014 enviado pelo Governador de Minas Gerais para aprovação na Assembleia Legislativa, no qual se cria o cargo de Bibliotecário no Estado. Com a aprovação do PL, as escolas estaduais poderão, então, contar com um profissional da informação na gestão das bibliotecas, atuando em conjunto com o professor. Para saber mais sobre o Projeto, clique aqui e vote a favor.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque em sua cidade para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.
Publicado originalmente no site do CRB 6

Biblioteca do Colégio Pio XII - (Retirado do site do CRB6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Conheça alguns projetos e ações culturais promovidas pela biblioteca do Colégio Pio XII, em BH

Coordenada pelo bibliotecário Rafael Peixoto Neto (CRB-6/3122), a biblioteca Dom Bosco, do Colégio Pio XII, em Belo Horizonte, realiza projetos que têm como objetivo incentivar a leitura e o contato de seus usuários com manifestações culturais. Confira abaixo alguns deles:
Feira do Livro Pio XII 2014
A feira do livro é realizada todos os anos, juntamente com a Mostra Cultura do Colégio, e é destinada aos Ensinos Infantil, Fundamental I e II e Médio. Em 2014, foi criado um espaço para interação e bate-papo sobre a importância da leitura e da literatura no contexto escolar. A feira ficou instalada no colégio durante uma semana e a contadora de histórias, Aline Medeiros, divertiu os alunos com belíssimas narrativas.
NOTA 1.1
Festival de Música e Poesia 2014
Nos dias 20 e 21 de novembro, foi realizado no Colégio o Festival de Música e Poesia. As autoras Anna Lee e Soraia Vasconcelos marcaram presença no evento, cuja temática foi inspirada nas obras de Ariano Suassuna. Os alunos do Ensino Médio realizaram um tributo ao escritor, com poesias recitadas, artes, dança e teatro. No final da noite do dia 21, foram escolhidas a melhor poesia e a melhor música. “Foi uma noite muito rica, repleta de emoções e grandes sentimentos relatados pelas obras do ilustre Ariano”, afirma o bibliotecário responsável, Rafael Peixoto.
NOTA 1.2
Projeto de incentivo à leitura: Concretizando minha fantasia
Projeto realizado na biblioteca com os alunos do Ensino Fundamental I, cujo objetivo de materializar personagens presentes em determinadas obras literárias de acordo com a imaginação das crianças. Os livros foram escolhidos pelos alunos e, no final de três semanas, eles criaram fantoches, bonecos, cartazes das personagens e apresentaram para a turma.
NOTA 1.3
Visita do escritor Jonas Ribeiro
Na tarde do dia 29 de maio de 2014, a biblioteca Dom Bosco recebeu o escritor Jonas Ribeiro. A tarde foi marcada por muita alegria, poesia e história.
Os estudantes do Ensino Fundamental I iniciaram o ano letivo trabalhando com o livro Gente que mora dentro da gente, escrito por Ribeiro. Na primeira etapa, as turmas do 4º e 5º anos trabalharam com os livros Óculos de biscoito e A árvore dos meus dois quintais.
Temas como diversidade, respeito, amizade e a importância do outro em nossa vida estiveram presentes nas reflexões sobre as histórias narradas pelo autor.
Em sua visita, Jonas Ribeiro reafirmou a certeza de que é possível construir um mundo melhor se acreditarmos em nossos sonhos e buscarmos a concretização do que queremos.
NOTA 1.4
Bibliotecas escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.
Publicado originalmente no site do CRB6.

Biblioteca Colégio Arnaldo - BH - ( Retirado do site do CRB6)

BIBLIOTECA ESCOLAR: Atividades literárias e lúdicas são as marcas das bibliotecas do Colégio Arnaldo

O Colégio Arnaldo, localizado em Belo Horizonte, é um dos mais tradicionais colégios da capital mineira, onde estudaram figuras ilustres, como Carlos Drummond de Andrade. A biblioteca da Unidade Funcionários é ampla e diversificada, com espaços variados para atender desde os pequeninos do Ensino Infantil ao 3º ano do Ensino Médio. Já a biblioteca Martha Kiefer Cardoso, da Unidade Anchieta, homenageia uma professora do Colégio que dedicou-se por anos ao espaço.
As bibliotecas do Colégio Arnaldo, coordenadas por Alessandra Santana (CRB- 6/3098), realizam, durante todo ano, diversos projetos de incentivo à leitura. Em 2014, a comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil e o Concurso de Desenho foram os principais destaques.
Dia Nacional do Livro Infantil – Homenagem a Monteiro Lobato
Com o objetivo de aproximar as crianças ao universo da literatura infantil e incentivá-las à leitura, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram, entre os dias 14 e 16 de abril, atividades relacionadas ao tema Leitura Infantil. O homenageado foi Monteiro Lobato, um dos principais autores da literatura infantil brasileira e criador de inesquecíveis histórias e personagens que atravessaram gerações.
NOTA 1.1
“Houve uma exposição das obras do escritor, apresentação de sua biografia e recreação pedagógica, com caça-palavras e cubo mágico”, conta a bibliotecária Alessandra Santana. A comemoração contou também com uma dramatização, apresentada aos alunos do 1º ao 3º Ano do Fundamental I, da história A Pílula Falante, que mostra como a personagem Emília começou a falar. Já o Teatro de Fantoches, contou a história do casamento da boneca de pano com o porco Rabicó aos alunos do Ensino Infantil, os quais também participaram de sorteios de livros infantis e ganharam marcadores de páginas personalizados.
Concurso Ler é viajar sem sair do lugar
No mês de novembro, os alunos do Maternal ao 5º Ano do Fundamental soltaram a imaginação. Considerando a leitura e o desenho como formas de aprendizado e desenvolvimento infantil, as bibliotecas do Colégio Arnaldo promoveram um concurso de desenho com o tema Ler é viajar sem sair do lugar. “O sucesso foi tão grande e os desenhos tão criativos que foi necessário presentear o dobro de alunos além do previsto”, afirma Alessandra. Os ganhadores faturaram um kit contendo um livro infantil, uma caixa de lápis de cor, uma caixa de giz de cera e um marcador de páginas, além de terem seus desenhos expostos no mural da biblioteca.
NOTA 1.2
Para finalizar o ano, a equipe da Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, da Unidade Funcionários, está programando um teatro para a Colônia de Férias do Colégio. De acordo com Alessandra Santana, “a peça escolhida foi O Rapto do Papai Noel, que tem como proposta resgatar o sentido real do Natal, mostrando que este sentimento pode, e deve, durar para sempre no coração das pessoas”.
Bibliotecas escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.

Publicado originalmente no site do CRB6- 2014

Biblioteca Escolar - SENAI de Pedro Leopoldo - (Retirado do site do CRB6)

24/12/2014 - BIBLIOTECA ESCOLAR: Ações promovidas pela biblioteca do SENAI de Pedro Leopoldo em 2014


A biblioteca do SENAI de Pedro Leopoldo (MG) atende cerca de 1000 usuários, em três turnos, com uma gestão informatizada desde 2010. “A biblioteca se esforça a cada ano para se envolver nas atividades pedagógicas da escola. Os obstáculos existem, mas a satisfação em ver os usuários aprendendo de verdade e se tornando pessoas cada vez melhores é o que nos motiva”, afirma Simone Mara de Jesus (CRB-6/2901), bibliotecária responsável pelo local.
Premiação mensal
Todo ano, a biblioteca premia os usuários que mais fazem empréstimos no mês com livro(s) a sua escolha, no valor aproximado de R$ 70,00. O usuário ganhador do mês tem uma semana após a divulgação para informar o título e o autor. A compra e entrega do prêmio acontecem até o final do mesmo mês e o usuário é premiado somente uma vez por ano.
NOTA 1.1
Concurso de redação
Com o objetivo de envolver os alunos com a biblioteca e despertar o gosto pela escrita, foi realizado em maio deste ano o III Concurso de Redação. “Com o tema Relacionamento interpessoal, todas as redações tiveram belas mensagens de como conviver em harmonia. Todas mereciam ser premiadas”, conta Simone.
Ginástica laboral
Em agosto, o instrutor do curso técnico Segurança do Trabalho do SENAI ensinou aos seus alunos do 3º módulo as técnicas e a importância da ginástica laboral para que eles possam aplicá-las quando estiverem atuando como técnicos em Segurança do Trabalho nas empresas. A biblioteca foi um laboratório de observação. Os alunos fizeram vários relatórios sobre a rotina de trabalho neste setor, entrevistaram a bibliotecária Simone e ensinaram alguns alongamentos importantes para o bem estar no trabalho.
Semana do Livro e da Biblioteca
Nessa Semana, comemorada no final de outubro, a biblioteca ficou imensamente feliz pela participação, interesse e entusiasmo de todos pelo evento. Simone conta que “os escritores mineiros Ledi Moreira, Laura Conrado e Paulo Honório encantaram a todos com a simpatia e interesse em transmitir um pouco de sua experiência e, como retorno, venderam vários exemplares”.
A exposição da artista Maria José Millard, Um olhar sobre Drummond, despertou o interesse de quem viu e mostrou que o SENAI é um espaço para arte e cultura. Inspirada na vida e obra de Carlos Drummond de Andrade, a exposição surgiu da vontade de homenagear o mais ilustre cidadão de Itabira (MG). O interesse de Millard em pintar as telas sobre Drummond veio pelo gosto por poesia. As telas fazem alusões aos poemas e transmitem, através dos desenhos, a emoção das palavras.
NOTA 1.2
Bibliotecas escolares
O Conselho Regional de Biblioteconomia 6º Região (CRB-6), por meio de sua Comissão da Biblioteca Escolar, coordenada pela bibliotecária Sindier Antônia (CRB-6/1542), está divulgando no Boletim Eletrônico relatos de escolas mineiras e capixabas que se destacam pelas suas bibliotecas. Essa é mais uma forma de promover a valorização dos bibliotecários e bibliotecas escolares, bem como as instituições educacionais que nelas investem.
Confira aqui a nossa nota anterior sobre esse tema. Todas as matérias sobre Bibliotecas Escolares podem ser consultadas neste link e indique também uma biblioteca escolar de destaque para que o CRB-6 avalie e divulgue em todas as nossas mídias! Nosso contato é crb6@crb6.org.br.
Publicado originalmente no site do CRB 6